quarta-feira, 15 de abril de 2009

III Encontro de Mulheres Estudantes




Em 2005 a Diretoria de Mulheres da UNE organizou a primeira edição do EME, a iniciativa avançava universidades adentro combatendo o machismo e articulando as estudantes para a luta por uma sociedade justa e igualitária. Na construção desse processo a kizomba lilás teve um papel fundamental na sua formulação e condução, sendo hoje o EME um importante espaço de auto-organização do movimento feminista.

O III EME acontecera em Belo Horizonte – MG de 01 a 03 de maio e terá como pautas centrais o projeto reforma universitária da UNE que foi aprovada no ultimo CONEB, a conferencia nacional de comunicação que acontecera neste ano, a participação das mulheres no movimento estudantil e a frente pela legalização do aborto.

É importante ressaltar a importância de convocarmos para esse encontro não só as companheiras militantes que já constroem as pautas feministas, mais também todas as estudantes dos nossos estados, levar ate elas a importância de se auto-organizar para combater o machismo que ainda se encontra entranhado em nossa sociedade, garantir que esse momento tão importante não seja só de 3 dias mais que seja disseminado no cotidiano das estudantes de forma que possamos ampliar e agregar mais companheiras para luta.


As inscrições estão disponíveis no link: Blog da Diretoria de Mulheres da UNE

Cida Farias

Juventude Alternativa Socialista – PE

Juventude Alternativa Lilás

Marcha Mundial das Mulheres

Kizomba

As mulheres transformando a universidade!

O 57º Conselho de Entidades Gerais da Une, realizado durante os dias 21 e 22 de março, na cidade de São Paulo, convoca todas as estudantes brasileiras para realização do III Encontro de Mulheres Estudantes da UNE (EME), a acontecer no período de 1º a 3 de maio, em Belo Horizonte.

O EME teve sua primeira edição em 2005, a partir da iniciativa da Diretoria de Mulheres da UNE, com base na necessidade das estudantes combaterem as diversas manifestações de machismo que ocorrem cotidianamente em suas universidades. Após dois anos, a segunda edição do encontro, que contou com cerca de 400 estudantes, evidenciou a consolidação desse espaço como fundamental para discutir e traçar ações que denunciem as opressões vividas pelas mulheres estudantes e para construir uma agenda que rompa com essa situação.

No dia 4 de abril lançaremos a campanha “As mulheres transformando a universidade” na cidade do Rio de Janeiro, desencadeando o processo de debates sobre feminismo nas universidades e mobilização para o EME. A terceira edição do Encontro será parte dessa campanha, organizada pela UNE para o próximo período.

O Encontro será um espaço privilegiado para a construção de propostas voltadas para o âmbito da Universidade - a necessidade de uma política de assistência estudantil que contemple as estudantes (como por exemplo, creches, acompanhamento de saúde, etc) e de currículos que levem em conta as questões de gênero além de pensar os desafios das estudantes trabalhadoras e a luta por uma educação não-sexista.

A campanha pela legalização do aborto, aprovada no último EME, foi importante instrumento para visibilizar esse debate e denunciar a opressão e preconceito vividos pelas mulheres e a criminalização das que abortam. A partir da campanha, percebeu-se a necessidade dessa pauta ser constante nas discussões e debates dentro do movimento estudantil.

Nosso desafio será a reafirmação de que não são as mulheres quem pagarão pela crise internacional, uma vez que não somos nós as responsáveis por ela, pelo contrário, sempre denunciamos que este modelo capitalista reforça as desigualdades e o machismo. Continuamos a denunciar e combater as manifestações de machismo que ocorrem durante as calouradas, trotes, nos cartazes de festas e encontros de área que mercantilizam o corpo das mulheres, reduzindo-as a estereótipos de beleza e sexualidade.

Convocamos todas as estudantes a realizarem atividades preparatórias em suas universidades e a se mobilizarem para o III Encontro de Mulheres Estudantes da UNE que será realizado nos dias 1 a 3 de maio em Belo Horizonte. Essa luta indispensável somente será vitoriosa se construída coletivamente!

segunda-feira, 6 de abril de 2009

A batucada em Maranguape por respeito e igualdade!!!!






No ultimo sábado 04 um grupo de mulheres de Maranguape I (região metropolitana do Recife) se reunirão para discutir feminismo e fazer arte. Com latas, tambores e muita criatividade construímos novos instrumentos e ensaiamos algumas palavras de ordem. Foi exibido também o vídeo do 8 de março de 2005.




quinta-feira, 2 de abril de 2009

Oficina de Batucada da Marcha!!!!!

No sábado 04/04 estará acontecendo uma oficina de batucada da Marcha em Maranguape, passaremos um vídeo sobre a marcha, abriremos p/ debate e depois confeccionaremos os batuques, daí em diante é só ter criatividade!!!
Meninas vai ser bem legal!!!! Vamos todas comparecer!!!